Bottled Puma

Bottled Puma

Trabalhamos em parceria com o artista Bordalo ii, desde 2019, no desenvolvimento de várias peças que aliam a arte à tecnologia criativa.
A ideia de desenvolver esta peça surgiu em colaboração com o artista. Aqui, a transformação é a matriz conceptual da criação, numa ótica de sustentabilidade. A combinação de resíduos com tecnologia é a base dos diversos desafios técnicos a que o artista nos propõe. Um conjunto de garrafas de plástico descartadas deram origem a um ecrã gigante. Esta peça esteve em exibição na exposição “Evilution” do artista em Lisboa.

Trabalhamos em parceria com o artista Bordalo ii, desde 2019, no desenvolvimento de várias peças que aliam a arte à tecnologia criativa. A ideia de desenvolver esta peça surgiu em colaboração com o artista. Aqui, a transformação é a matriz conceptual da criação, numa ótica de sustentabilidade. A combinação de resíduos com tecnologia é a base dos diversos desafios técnicos a que o artista nos propõe.

Um conjunto de garrafas de plástico descartadas deram origem a um ecrã gigante. Esta peça esteve em exibição na exposição “Evilution” do artista em Lisboa. O projeto partiu de um pequeno protótipo composto por algumas garrafas. Uma longa fase de testes culminou na colocação de LEDs endereçáveis no interior das garrafas e na transformação de cada uma delas num pixel. Posteriormente, através de um software controlador de LEDs, transformámos esta peça num ecrã, capaz de apresentar padrões, imagens ou vídeos.

A estrutura de base foi realizada em contraplacado pela facilidade de maquinação do material em CNC. Para o suporte traseiro da peça, construímos uma estrutura em perfil de aço. Dado o elevado número de elementos, surgiu a necessidade de tornar rápido o processo de montagem, pelo que tanto as garrafas como os LEDs foram projetados para encaixe na estrutura descartando a utilização de parafusos ou cola.

Inserida numa exposição cujo conceito base é o impacto dos resíduos na preservação das espécies animais, o vídeo aplicado a esta peça representa a cabeça de um puma em movimento com o olhar fixado no espectador. A obra foi instalada numa sala em conjunto com várias outras obras de grande formato também representando animais constituídos por “pixeis” de resíduos.

Devido à dimensão das instalações, as imagens ganham uma melhor perspetiva quanto maior a distância de observação ou através das câmeras dos smartphones, trazendo um novo tipo de interação à sala.

Inserida numa exposição cujo conceito base é o impacto dos resíduos na preservação das espécies animais, o vídeo aplicado a esta peça representa a cabeça de um puma em movimento com o olhar fixado no espectador. A obra foi instalada numa sala em conjunto com várias outras obras de grande formato também representando animais constituídos por “pixeis” de resíduos.

Devido à dimensão das instalações, as imagens ganham uma melhor perspetiva quanto maior a distância de observação ou através das câmeras dos smartphones, trazendo um novo tipo de interação à sala.