Trabalhamos em parceria com o artista Bordalo ii, desde 2019, no desenvolvimento de várias peças que aliam a arte à tecnologia criativa. A ideia de desenvolver esta peça surgiu em colaboração com o artista. Aqui, a transformação é a matriz conceptual da criação, numa ótica de sustentabilidade. A combinação de resíduos com tecnologia é a base dos diversos desafios técnicos a que o artista nos propõe.
Um conjunto de garrafas de plástico descartadas deram origem a um ecrã gigante. Esta peça esteve em exibição na exposição “Evilution” do artista em Lisboa. O projeto partiu de um pequeno protótipo composto por algumas garrafas. Uma longa fase de testes culminou na colocação de LEDs endereçáveis no interior das garrafas e na transformação de cada uma delas num pixel. Posteriormente, através de um software controlador de LEDs, transformámos esta peça num ecrã, capaz de apresentar padrões, imagens ou vídeos.
![](https://mliuinyauo5o.i.optimole.com/w:1920/h:536/q:mauto/f:best/https://marvilab.pt/wp-content/uploads/2023/10/10.png)
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Inserida numa exposição cujo conceito base é o impacto dos resíduos na preservação das espécies animais, o vídeo aplicado a esta peça representa a cabeça de um puma em movimento com o olhar fixado no espectador. A obra foi instalada numa sala em conjunto com várias outras obras de grande formato também representando animais constituídos por “pixeis” de resíduos.
Devido à dimensão das instalações, as imagens ganham uma melhor perspetiva quanto maior a distância de observação ou através das câmeras dos smartphones, trazendo um novo tipo de interação à sala.
Inserida numa exposição cujo conceito base é o impacto dos resíduos na preservação das espécies animais, o vídeo aplicado a esta peça representa a cabeça de um puma em movimento com o olhar fixado no espectador. A obra foi instalada numa sala em conjunto com várias outras obras de grande formato também representando animais constituídos por “pixeis” de resíduos.
Devido à dimensão das instalações, as imagens ganham uma melhor perspetiva quanto maior a distância de observação ou através das câmeras dos smartphones, trazendo um novo tipo de interação à sala.